Área do representante
Início » Blog » Saiba como usar as cores no uniforme da sua empresa

Bem-vindo ao blog da Doptex!

O nosso mundo têxtil tem muito a oferecer: novidades do setor, lançamentos Doptex, os melhores cuidados com seus tecidos e malhas e muito mais!

Acesse conteúdos exclusivos

Preparamos materiais completos para te ajudar a entender melhor o universo dos tecidos e a descobrir como eles podem se transformar em inovação e qualidade.

Conteúdos

Saiba como usar as cores no uniforme da sua empresa

Compartilhe

Você já reparou que muitas empresas de um mesmo segmento compartilham o mesmo tipo de cor em suas identidades visuais? Pense, por exemplo, em uma rede de fast food. Provavelmente lhe vem à mente o McDonald’s, com o característico M em vermelho e amarelo aparecendo em momentos estratégicos. Agora pense em uma pizzaria. Provavelmente ela também aproveita o uso de tons mais quentes em seu logo, nas suas caixas e na sua comunicação. Mas, se você imaginar lojas de açaí, como são as tonalidades? Provavelmente, mais frias, próximas ao roxo e ao verde. Você já se perguntou por que isso acontece?

As cores são fundamentais na comunicação e podem ser aplicadas para despertar diferentes reações e efeitos. Ao longo deste artigo, você irá entender como elas podem impactar a opinião humana, quais as mais recomendadas para diferentes tipos de negócio e como fazer a melhor escolha para o uniforme da sua marca. Vem com a gente?

 

O poder das cores

Definir uma cartela de cores para uma empresa, para um produto, para uma campanha e até mesmo para um uniforme não é uma tarefa fácil e pode fazer toda a diferença para o andamento do seu negócio. Mas como saber quais são os tons mais estratégicos e qual o efeito deles sobre o comportamento humano? A resposta está na psicologia das cores, campo de estudo que se dedica a entender as influências, os impactos psicológicos e fisiológicos que as informações captadas visualmente têm sobre os cérebros das pessoas. Essa influência pode ser positiva ou negativa, dependendo da tonalidade utilizada e sua finalidade, bem como a maneira como foi explorada.

Uma cor pode ser usada para representar as ideias e os valores da marca, mas também pode ser aplicada de forma inteligente para vender um produto. Caso seja feita uma escolha equivocada, os resultados podem ficar aquém do esperado.

 

 

No livro “A Psicologia das Cores”, a escritora e cientista social Eva Heller fala sobre como nossos sentimentos estão relacionados às cores e mostra que a relação entre eles é resultado de experiência universais enraizadas na linguagem humana: “Cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual – são vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento.”

Para escolher as cores adequadas para o seu negócio, você pode considerar a personalidade da marca e os valores que pretende transmitir. Por exemplo: uma marca de produtos orgânicos pode escolher tons de verde para transmitir frescor e saúde, enquanto a equipe de staff de grandes eventos irá priorizar o preto, transmitindo a sensação de poder e autoridade.

 

 

Mas qual o significado das cores?

Se você quer se beneficiar das cores para persuadir seu consumidor e influenciar a percepção que ele tem da sua empresa, é importante entender como elas são percebidas e quais seus principais significados, assim como os determinados comportamentos ligados a cada uma delas. Veja algumas delas:

  • branco: equilíbrio, calma, neutralidade, pureza, esterilidade, sabedoria, pureza, limpeza, tranquilidade, proteção, novas promessas e simplicidade;
  • preto: poder, exclusividade, sofisticação, elegância, formalidade, mistério, anonimato, imponência, seriedade, força, sensualidade, medo, luto e tristeza;
  • cinza: seriedade, conhecimento, sobriedade, resiliência, responsabilidade, inteligência, confiabilidade, futuro e soberania;
  • azul: confiança, sucesso, estabilidade, paz, aconchego, espiritualidade, segurança, sabedoria, lealdade, ordem, depressão e lealdade;
  • verde: perseverança, calma, saúde, renovação, fertilidade, harmonia, frescor, equilíbrio, solidez, coerência, juventude e renovação;
  • roxo: sensualidade, sabedoria, espiritualidade, transformação, conhecimento, intimidade, poder, mistério, luto e sensibilidade;
  • marrom: conforto, excitação, confiabilidade, resistência, simplicidade, seriedade, aconchego, estabilidade e segurança;
  • vermelho: urgência, energia, paixão, desejo, impulso, fúria, raiva, excitação, poder, fome, velocidade, imediatismo, atenção e instinto;
  • laranja: jovialidade, energia, entusiasmo, vibração, extravagância, ânimo e calor;
  • amarelo: sabedoria, alegria, otimismo, atenção, cuidado, conhecimento, confiança, riqueza, inveja, cobiça, relaxamento, esperança e felicidade;
  • rosa: inocência, amor, satisfação, delicadeza, feminilidade, romantismo, charme, leveza e saúde.

 

 

Como escolher o uniforme para a sua empresa?

Agora que você já sabe a importância das cores para a comunicação da sua marca e já entendeu as principais sensações e emoções despertadas por cada uma delas, é fundamental saber como aproveitá-las na uniformização dos seus funcionários.

Ao desenvolver um projeto de uniforme, é preciso ter em mente a resposta para as seguintes perguntas:

  1. Quais são a ideia central e a identidade da sua empresa?
  2. Quais valores a marca defende e quer transmitir?
  3. Qual a cultura da sua empresa?
  4. Quais funções você tem dentro da sua organização e que tipo de uniformes são necessários?
  5. Qual é o clima e como é o local do ambiente de trabalho?

 

 

Respondendo a essas questões, você já terá mapeado as principais necessidades do seu negócio. A partir dessa noção adquirida, é possível se dedicar à busca não só de materiais, mas também de cores que sejam condizentes com a mensagem que você quer passar e com as demandas que precisa atender.

Lembre-se que as tonalidades afetam não apenas a percepção interna como também externa da sua marca, e você pode se valer disso para fazer com que seus colaboradores se sintam mais confortáveis e confiantes, além de reforçar sua cultura corporativa e comunicar profissionalismo. Com a escolha certeira das cores do seu uniforme, você estimula a conexão emocional com o público, reforçando a credibilidade e a lembrança de marca.

Precisa de ajuda para escolher os melhores artigos e as cores para o seu uniforme? Conte com o serviço de consultoria técnica de uniformização da Doptex.

 

Compartilhe

Posts Relacionados

Doptex 2021 © Todos os direitos reservados