Você é fã daquele pretinho básico que o(a) salva em absolutamente todas as ocasiões, mas simplesmente quer variar um pouco nas cores e combinações? Pois vamos contar um segredo! O azul-marinho é a alternativa perfeita ao preto de todo dia.
Opção que cai bem dos visuais corporativos ao fim de semana descontraído e àquela festa dos amigos, o azul-marinho é a tonalidade que você não sabia que precisava ter no guarda-roupa. Venha saber mais sobre o porquê de essa ser uma cor querida entre fashionistas e como combiná-la com outras!
Diga olá à versatilidade!
O azul-marinho vem recebendo endosso nas semanas de moda e nas redes sociais por ser uma das cores mais versáteis. É uma tonalidade profunda e ao mesmo fresca, atemporal, chique e acolhedora que se encaixa nos mais diferentes estilos e ocasiões. Ele combina com o evento formal do trabalho, o casamento em que você vai ser madrinha ou padrinho, o jantar romântico no fim de semana, o cinema com os amigos e até mesmo com o look para comprar pão na padaria. Já deu para perceber o quanto ele é democrático, não é mesmo?
E não pense que só por ser uma tonalidade mais escura, ele não é uma boa pedida para os dias mais quentes. As peças em azul-marinho são tão versáteis que viajam dos looks de verão – e aqui estamos falando de trajes de banho, shorts, saias, vestidos e tudo o que você tem direito – aos casacos e suéteres de inverno.
Investir em toques de azul-marinho no seu look é apostar em sofisticação e fazer com que você se destaque positivamente em meio à multidão.
Guia para iniciantes em azul-marinho
Se você quer começar a variar o seu guarda-roupa, você pode fazer isso de forma modesta com peças mais clássicas. Que tal um blazer mais estruturado, uma calça de alfaiataria, uma saia mídi ou até mesmo uma bermuda? Esse tipo de peça atemporal pode ser uma ótima base para você sair da sua zona de conforto, esbanjar criatividade e sofisticação ao mesmo tempo que começar a alternar peças pretas com esse tom de azul.
Azul-marinho e cores neutras
Agora que você já sabe em quais peças iniciais investir, é hora de pensar em combinação de cores: o azul-marinho é um tom democrático que combina com muitas outras tonalidades.
Se você é do time que não gosta de muita informação no look e prefere cores básicas, se jogue nas combinações de roupas azul-marinho com branco, bege, creme, cinza, marrom, preto e off-white. E, se alguma vez alguém disse a você que azul-marinho e preto não se conversam, esqueça essa informação. Você consegue um visual rico e elegante combinando essas duas potências de estilo.
Para ter um look básico, aposte em camisetas nessa tonalidade acompanhadas por um blazer e uma calça jeans para um visual mais casual, ou em uma combinação de camisaria e calça preta de alfaiataria para um visual corporativo mais elegante.
Azul-marinho com cores mais alegres? Sim, por favor!
Se cores mais chamativas são a sua praia, também tem espaço para o azul-marinho no seu guarda-roupa! Amarelo, laranja, vermelho, verde, rosa e até mesmo azul caem superbem em um visual mais moderno.
O laranja misturado ao azul-marinho cria um contraste interessante que irá atrair olhares e comunicar leveza e criatividade, com um quê de refinamento. Você pode apostar em peças laranjas estampadas e em tecidos mais leves em contraste com uma peça de alfaiataria, como um blazer ou uma calça, e peças de lã, caso queira investir nessa combinação durante o inverno.
Que tal ousar e misturar um tom amarelo-manteiga com o azul-marinho e criar um visual interessante? Você pode trazer peças com estampas no fundo de azul e mesclar a roupas lisas, acrescentando um toque de charme com uma cara de verão e primavera.
Tons de verde também se saem bem nessa combinação com azul-marinho. Desde os verdes mais vivos até as tonalidades mais oliva e militar, performam bem quando trabalhadas em bloco de cor com o azul. Experimente usar uma delas na parte de cima e a outra na de baixo do seu look e prepare-se para receber elogios!
Azul-marinho combina com o meu ambiente de trabalho?
As tonalidades mais escuras de azul, como o marinho, transmite a sensação de autoridade, comprometimento e poder, uma vez que está ligado à ideia de credibilidade, elegância, eficiência e seriedade. Logo, se seu objetivo é passar a mensagem de profissionalismo, essa pode ser a cor certa para você ou para os uniformes da empresa.