Sabe aquela velha história de que você precisa escolher entre conforto e estilo na hora de separar seu look? Isso ficou para trás. A moda utilitária, ou utilitarismo, vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos por unir funcionalidade e estilo.
Nesse texto vamos explicar o que é moda utilitária, qual sua importância e como aderir a looks utilitários perfeitos para o seu dia a dia. Venha com a gente!
O que é moda utilitária ou utilitarismo?
A moda utilitária é inspirada em vestimentas militares, uniformes de pesca e de trabalho, onde os bolsos eram usados para deixar todos os equipamentos necessários acessíveis de forma rápida, prática e funcional.
O utilitarismo nada mais é do que o casamento perfeito entre estilo, conforto e versatilidade. Aqui bolsos, coletes, pochetes e macacões ditam a moda e oferecem looks que favorecem a praticidade no seu dia a dia.
Outro ponto importante é o conforto da peça e seus tecidos resistentes. Afinal, eles devem acompanhar o seu ritmo diário e permitir que você se movimente livremente em qualquer situação.
A importância da moda utilitária
Quantos compromissos você tem em um dia comum de trabalho? Como escolher a roupa ideal para as diferentes atividades do dia? É aí que entra a relevância do utilitarismo no mundo da moda.
Além de facilitar suas atividades diárias com bolsos amplos e espaçosos, que favoreçam a locomoção com itens importantes da sua rotina, as peças utilitárias são adaptáveis a qualquer situação: confortáveis no transporte público, formais o suficiente para uma reunião de negócios e informais na medida certa para um happy hour com os amigos.
Esqueça aquela história de se vestir pensando especificamente em uma reunião que não durará nem 10% do seu dia e deixará você desconfortável até a hora de chegar a casa. O workwear utilitário pode contar com puffers, tricôs macios e jaquetas parka que apresentam o equilíbrio ideal para a sua rotina. Falaremos um pouco mais sobre isso no próximo tópico.
Exemplos de looks utilitários
1 – Colete
Costuma contar com bolsos extremamente funcionais. Usá-lo para complementar seu look utilitário em versões curtas ou alongadas pode ser uma ótima pedida.
2 – Macacão
Uma das principais referências do utilitarismo, é extremamente funcional, versátil e prático para uso tanto no inverno quanto no verão.
3 – Parka
Mais voltado para o inverno, esse casaco une a funcionalidade dos bolsos amplos com o conforto térmico necessário para os dias frios. Perfeito para utilizar com calça skinny, coturnos ou tênis mais encorpados.
4 – Calça cargo
Peça incontestável nos anos 1990 e 2000, a calça cargo agora retorna com energia revitalizada. Com cortes despojados, oversized ou até mesmo no modelo jogger, é uma ótima opção utilitária.
5 – Saia com bolsos
Especialmente com cortes retos, pode ser a combinação perfeita para o seu look do dia a dia.
6 – Acessórios
Se encher os bolsos não faz muito o seu estilo, sem problemas. Mochilas, bolsas ou pochetes com muitos bolsos são ideais para carregar tudo o que você precisa e oferecer a liberdade de movimento que tanto procura.
Leia também: O que vestir em uma entrevista de emprego?
Mas e as cores?
Na moda utilitária, as cores devem acompanhar a mesma tendência do estilo das peças, ou seja, devem ser úteis para todas as situações do dia a dia.
Dê preferência para tons neutros que possam ser utilizados em diferentes locais e necessidades, como bege, marrom, verde militar, preto, branco etc.
Essas tonalidades também cumprem a função de serem facilmente combinadas com qualquer complemento ou acessório, trazendo ainda mais praticidade na hora de escolher seu look.
Moda sustentável e o utilitarismo
Atualmente a indústria da moda tem se preocupado cada vez mais com a sustentabilidade de suas peças e dos processos de fabricação, e o crescimento da moda utilitária pode ter uma conexão fundamental com esse quesito.
Isso porque a moda utilitária sustentável se concentra em roupas feitas para durar, minimizando seu desperdício e o consumo excessivo. Algumas marcas têm se especializado nesse movimento, promovendo a durabilidade de cada uma de suas peças.
Em resumo, a moda utilitária é o exemplo perfeito de como a funcionalidade pode andar de mãos dadas com a estética e o estilo. Sua evolução foi capaz de resgatar peças antigas e dar novos significados a elas, além de criar uma tendência que nasce com o objetivo de gerar praticidade e é capaz de influenciar até mesmo a moda sustentável.
Se você pensa em produzir peças duráveis, resistentes e funcionais, sem abrir mão do design e do conforto, a Doptex é sua melhor escolha. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre nossos tecidos e malhas, além de poder contar com uma consultoria técnica que irá auxiliar na escolha do melhor material para sua necessidade de uniformização.