Área do representante
Início » Blog » Tecidos que não amassam: quais são as opções disponíveis?

Bem-vindo ao blog da Doptex!

O nosso mundo têxtil tem muito a oferecer: novidades do setor, lançamentos Doptex, os melhores cuidados com seus tecidos e malhas e muito mais!

Acesse conteúdos exclusivos

Preparamos materiais completos para te ajudar a entender melhor o universo dos tecidos e a descobrir como eles podem se transformar em inovação e qualidade.

Conteúdos

Tecidos que não amassam: quais são as opções disponíveis?

Compartilhe

Já aconteceu de pensar em uma roupa específica para usar em um evento e, quando foi pegá-la no guarda-roupa, percebeu que estava toda amassada? Você desistiu do look original ou deu tempo de passar a roupa? Provavelmente tenha buscado uma alternativa mais rápida.  

Se a peça amassada for a do seu uniforme, não tem jeito. Precisa deixá-la alinhada, garantindo a melhor apresentação para causar boa impressão no ambiente de trabalho, principalmente se você lida diariamente com o público. Uma roupa amarrotada pode passar a sensação de descuido, desorganização e até mesmo de sujeira. Podemos apostar que essa não é a imagem que você quer construir para si mesmo(a). 

Agora pense em como seria se tivesse no seu armário roupas e uniformes que não precisassem passar. A melhor notícia é que isso não é um sonho. Você pode ter roupas que não amarrotam se prestar atenção ao tipo de tecido do qual elas são feitas. Se você souber escolher os tecidos ideais, garantimos que terá escolhas certeiras para uma rotina prática, para aqueles dias mais longos, em que passa muitas horas na rua, ou até mesmo para alguns deliciosos dias de viagem. 

Como saber qual tecido não amassa? 

Sabe aquela etiqueta na sua roupa que você insiste em cortar e nós já avisamos que é importante mantê-las? Elas são essenciais para que aprenda não só como cuidar das suas peças, a fim de que elas se mantenham úteis por mais tempo, mas também para que saiba do que elas são feitas. 

E, sim, a composição do tecido ou da malha faz toda a diferença quando o assunto é brilho, durabilidade, maciez, resistência, respirabilidade e… amarrotamento. Os tecidos ou malhas são compostos pelas fibras, que podem ser: 

  1. naturais: extraídas da natureza, como a lã, o algodão, o linho e a seda, são as favoritas quando o assunto é respirabilidade, conforto e toque macio;
  2. artificiais: produzidas a partir de materiais vindos da natureza (ex.: celulose), elas mimetizam as características das fibras naturais e se destacam em respirabilidade e maciez. Entre as fibras artificiais mais conhecidas, temos a viscose, o tencel e o modal;
  3. sintéticas: aqui, os materiais naturais abrem caminho para os químicos, como petróleo ou carvão mineral. Produzidas pelo homem, as fibras sintéticas são as estrelas quando o assunto é baixo amarrotamento, durabilidade, resistência, secagem rápida e solidez da cor. As mais famosas são o acrílico, o elastano, a poliamida e o poliéster. 

 

Isso significa que roupas que têm maior presença de fibras naturais vão amassar mais facilmente. Já aquelas que contam com a composição mais expressiva de fibras sintéticas quase não vão amassar. Lembra-se daquela famosa frase “menos é mais”? Você pode tê-la em mente quando for ler uma etiqueta, pois, quanto menos fibras sintéticas, mais amarrotada a roupa ficará.

Dá para ter uniformes e roupas sociais que amassam menos? 

Se você quer evitar os indesejáveis encontros com o ferro de passar roupa, estas dicas são para você. 

Para ter peças sociais que não fiquem tão amarrotadas, mas sem perder o conforto, o ideal é ter uma mistura de fibras naturais ou artificiais com fibras sintéticas. Assim é possível incorporar o baixo amarrotamento e a resistência. 

 

Alguns tecidos Doptex com baixo amarrotamento 

Saville 

Sua mistura de poliéster, algodão e elastano garante uma camisaria confortável e durável. O elastano favorece a acomodação da roupa ao corpo e retarda a deformação da peça ao longo do tempo de uso. 

Helanca 

Imagine uma malha que abraça o seu corpo. Essa é a Helanca Doptex. Com cores vivas e sólidas, aceita sublimação, seca rápido e tem baixa manutenção. Por isso, fica incrível em abrigos esportivos, bermudas, leggings e calças.  

Piquet PV Comfort 

Feita com mistura única de poliéster e viscose e fios Vortex anti-pilling, nossa malha Piquet PV é perfeita para camisas polo de uniformes. Amassa pouco, é fresca, confortável, fácil de cuidar e resistente às famosas bolinhas, além de ter proteção UV 50+.  

Austrália Escovado 

Quando o assunto é estrutura e maciez, o Austrália Escovado é a menina dos olhos! A sarja construída com microfilamentos de poliéster possui acabamento lixado, que traz a textura de pêssego para o tecido. Já dá para imaginar que proporciona um toque incrivelmente macio, não é mesmo?! Esse tecido combina com agasalhos, saias, calças, shorts, bermudas e vestidos, e aceita estampas por sublimação.  

Soft Plus 

Tecido leve e com toque agradável que performa bem nos exigentes mercados corporativos e esportivos. Feio com fios microfilamentados de poliéster, proporciona maior flexibilidade para os movimentos, tem cores sólidas e vivas, e o melhor de tudo: não amassa.  

Ravena 

A composição de 78% poliéster e 22% viscose faz do Ravena um tecido de secagem rápida, com alta durabilidade e solidez de cor. Tem fator de proteção UV 30 e pode receber sublimação. É uma escolha interessante para bermudas, camisas mais encorpadas, calças, jalecos e jaquetas.  

Firenze 

Tecido de fácil manutenção, que acompanha seus movimentos, é feito de 96% poliéster e 4% elastano. Apresenta cores sólidas e secagem rápida, além de aceitar sublimação. Ótima opção para peças sociais como calças, saias, blazers e coletes. 

 

Se você busca conforto, durabilidade e praticidade para os uniformes da sua empresa, você está no lugar certo. Entre em contato com nosso time de especialistas e eles irão ajudar você a fazer a escolha com melhor custo-benefício de acordo com as suas necessidades.

Compartilhe

Posts Relacionados

Doptex 2021 © Todos os direitos reservados